nossos projetos

Integração Cultural

Acreditamos na cooperação entre os países e na riqueza desta troca. Fomentamos a produção de conhecimentos que aproximam as pessoas e suas culturas. Nossos eventos culturais são realizados em parceria com entidades e universidades nacionais e internacionais. Isso torna possível a participação de palestrantes renomados em suas áreas.

Integração Jurídica

Promovemos a integração entre a cultura jurídica brasileira e chinesa através da tradução e divulgação de documentos e obras jurídicas dentro das temáticas do Direito Civil, do Direito Comparado, do Direito Internacional e da Cultura Jurídica, entre outras áreas. Também realizamos palestras, debates e workshops sobre estes e outros temas.

Integração Esportiva

Aproximamos as culturas brasileira e chinesa através de uma paixão dos dois povos: o futebol. Realizamos um projeto social em parceria com o Orlando City Soccer Club onde oferecemos atividades esportivas para jovens na Arena Ibrachina, campo de futebol localizado na Mooca. Também ofereceremos aos jovens cursos de Mandarim e Inglês, preparando-os para um mundo cada vez mais globalizado.

Rota do Queijo Canastra

O Ibrachina firmou com o SEBRAE um acordo para o desenvolvimento e divulgação da Rota do Queijo Canastra, com os produtos lácteos típicos do sudoeste de Minas Gerais. O Instituto está buscando a popularização dos queijos produzidos na Serra da Canastra – reconhecidos mundialmente pela sua qualidade – em novos mercados, como na China. Nos 700 quilômetros de extensão da ‘Rota do Queijo da Canastra’ vivem cerca de 800 famílias que se dedicam à produção do Queijo Canastra, que possui aroma, sabor e frescor únicos.

Saiba mais em rotadoqueijodacanastra.tur.br

Ibrachina Musical Project

A música é um dos grandes instrumentos no intercâmbio entre os países. Historicamente, a música tem um papel essencial na formação cultural do Brasil e da China. Essa foi a inspiração para a criação do Ibrachina Musical Project. Em outubro de 2020, o evento que marcou o lançamento do Ibrachina Musical Project foi a solenidade realizada na Câmara Municipal de São Paulo para celebrar o Festival da Lua e o primeiro Dia do Ibrachina. Foram gravadas músicas tradicionais da China em versões contemporâneas, adaptadas para a cultura do Brasil. Foram dois clipes produzidos, com dueto das versões em mandarim e português: “Sob a Lima e o Luar” e “A Lua é o meu coração”.

pesquisas

Chineses no Brasil

Fomentamos e apoiamos a produção de pesquisas sobre a comunidade chinesa no Brasil, sua adaptação e contribuição para a cultura brasileira.

Cultura de Negócios

Existem diferenças marcantes entre a cultura de negócios brasileira e chinesa. Atuamos para ampliar a compreensão dessas diferenças, facilitando a integração entre pessoas e empresas.